10 setembro 2006


Montanhas

Montanhas próximas umas das outras: a imagem da QUIETUDE. Assim, o homem superior não deixa seus pensamentos irem além da situação em que se encontra.
O coração pensa constantemente. isso não se pode mudar. Mas os movimentos do coração _ isto é, os pensamentos _ devem se limitar à situação de fato, ao contexto atual da vida. Todo pensar que transcende o momento apenas faz sofrer o coração.

08 setembro 2006

O Farol e o Mar
Seja tua consciência
um farol que ilumina o que é inconsciente:
o não sabido e o não desvelado.
Que tua consciência seja forte para te sustentar
diante do teu desconhecido.
Que a beleza do teu ser
seja abençoada.

29 agosto 2006

Pense nas crianças mudas, telepáticas
Pense nas meninas cegas inexatas
Pense nas mulheres, rotas alteradas
Pense nas feridas como rosascálida
Mas! Não se esqueça da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroshima, a rosa hereditária
A rosa radioativa, estúpida inválida
A rosa com cirrose a anti-rosaatômica
Sem cor, sem perfume, sem rosa
Sem nada
Criança sem-teto dorme em rede ao lado de sua avó na cidade de Chennai, na Índia
(FOTO PUBLICADO NAS FOTOS DO DIA DO UOL NO DIA 29/08/2006)
A INDIA FAZ PARTE DO CLUBE DA BOMBA H

27 agosto 2006

QUAIS OS DESERTOS QUE VOCÊ JÁ ATRAVESSOU?
ELES LHE ENSINARAM?
QUE NOITES ESCURAS TUA ALMA VIVEU?
DESCOBRIU SE TEUS DESERTOS TAMBÉM TIVERAM
CORAÇÃO E SIGNIFICADO?
ELES TE MODIFICARAM?
ENTÃO, VENHA A LUZ
E VIVA!
Emily Dickinson (1830 - 1886)

Não precisamos ser um quarto mal-assombrado -
nem precisamos ser uma casa.
O cérebro tem seus corredores - que vão além do material.
muito mais seguro, é encontrar à meia-noite um fatasma externo,
do que confrontar sua contraparte interior - o anfitrião gelado.
Muito mais seguro, é galopar pela igreja perseguindo pedras, do que encontrar, desarmado,
nosso próprio rosto em lugar ermo.
Nós mesmos, escondidos atrás de nosso rosto
- é o que mais nos aterroriza.
Um assassino escondido em nosso apartamento,
é um horror menor.
O corpo pede um revólver emprestado -
e tranca a porta, que dá para um espectro superior - ou mais.
Emily Dickinson



Nenhum homem é uma ilha isolada: cada homem é uma parcela do continente, uma parte do todo. Se um torrão é arrastado pelo mar, a Europa fica diminuída, tal como se fosse um promontório, como se fosse um homem ou os teus amigos ou fosse tu mesmo. A morte de qualquer homem diminui-me porque pertenço à Humanidade. Por isso nunca perguntes por quem os sinos dobram: dobram por ti."
(John Donne)

Embriaga-te
Devemos andar sempre bêbados. Tudo se resume nisto: é a única solução. Para não sentires o tremendo fardo do Tempo que te despedaça os ombros e te verga para a terra, deves embriagar-te sem cessar. Mas com quê? Com vinho, com poesia ou com a virtude, a teu gosto. Mas embriaga-te. E se alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre as verdes ervas duma vala, na solidão morna do teu quarto, tu acordares com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, pergunta ao vento, à onda, à estrela, à ave, ao relógio, a tudo o que se passou, a tudo o que gemeu, a tudo o que gira, a tudo o que canta, a tudo o que fala, pergunta-lhes que horas são: "São horas de te embriagares!" Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem cessar! Com vinho, com poesia, ou com a virtude, a teu gosto.
Charles Baudelaire

20 agosto 2006


ARIANO SUASSUNA E DEUS

Foi muito bom minha relação com Deus ter mudado, porque não era boa não. Quando eu era jovem eu passei por uma crise e deixei pra lá, não queria negócio com Deus não. Mas aí um dia eu estava lendo um romance de Dostoiéwski– Os Irmãos Karamazov, e lá tem um personagem, Ivan, que pronunciou uma frase que me atingiu profundamente. Ele disse "Se Deus não existe tudo é permitido". Bom, aí aquilo me tocou porque eu entendi o que ele estava dizendo. Se Deus não existe, então não existe um fundamento absoluto, indiscutível, para nenhuma norma moral. Fica dependendo da opinião de cada um. Outro dia eu estava dando uma aula no Recife, e apareceu um cidadão lá porque eu tinha dito que uma das frases mais idiotas que eu já tinha visto na minha vida era o lema que os tropicalistas usavam nos anos 70, "É Proibido Proibir". Eu acho isso de uma idiotice fora do comum. Por acaso, nesse tempo, alguns rapazes ricos do Recife meteram na cabeça que tinham que atirar em travesti. Aí, saíam matando travesti. Eu disse, "Me diga uma coisa, um negócio desse é proibido proibir?" Tem caso que tem de proibir. Um gesto brutal desse não pode. Perguntei "Você está sustentando essa norma em nome de que?" "Em nome de uma ética do prazer", ele disse. Então, se ele disser que sente prazer em matar travesti, ninguém pode dizer nada pra ele?. Olhe, eu vi nessa hora que essa frase é estúpida pelo simples fato de que sentir prazer em estuprar uma criança e degolar, faz o ato dele ser legitimo? Pois bem, se eu não tiver uma norma absoluta, que fique acima da opinião de cada um de nós, nenhuma norma moral tem validade. No momento que eu li essa frase (de Dostoiéwski), eu vi que nem tudo é permitido Estuprar e degolar uma criança não é permitido. Então, Deus existe. Foi um processo penoso e longo, mas acabei vendo que Deus existe.
(TRECHO DE ENTREVISTA - PORTAL SESC)